São Paulo / SP - sexta-feira, 03 de maio de 2024

Ronco e Apnéia do Sono

O Ronco é o ruído produzido pela vibração da região da faringe (garganta) durante a respiração, no período do sono.

 

As causas estão relacionadas a alterações da anatomia das vias aéreas superiores (nariz, garganta, posição dos ossos da face) e alterações neuromusculares que propiciam uma flacidez da região da garganta.

 

Fatores predisponentes como desvio de septo nasal, hipertrofia de cornetos ou adenóide ("carne espojosa"), hipertrofia das amigdalas, alterações na conformação do palato, retroposicionamento da mandíbula e ou maxila, obesidade, idade superior a 40 anos, uso de sedativos, etc. podem alterar o calibre das vias aéreas, dificultando a passagem do ar, podendo haver até fechamento, com pausas respiratórias, sendo denominado Apnéia.

 

A Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como Hipertensão Arterial Sistêmica, Infarto Agudo do Miocárdio, Arritmias Cardíacas e Acidente Vascular Cerebral. O sono do paciente não é reparador e pode alterar a qualidade de vida com sonolência diurna; alterações de memória, concentração, atenção, humor, dor de cabeça matinal, e pode acarretar risco aumentado de acidentes no trânsito e trabalho.

 

O diagnóstico pode ser realizado em uma avaliação médica com o Otorrinolaringologista, para análise da vias aéreas, e um exame de Polissonografia, para quantificação de número de apnéias por hora durante uma noite e quedas do nível de oxigenação, em um laboratório de sono.

 

O tratamento deve ser individualizado e baseado no diagnóstico de cada caso, associado a medidas de higiene do sono.

 

Higiene do Sono: Redução de peso para indivíduos com obesidade; evitar consumo de bebida alcoólica, relaxantes musculares, sedativos, alimentos de difícil digestão à noite, dormir em decúbito dorsal (barriga para cima).

 

Tratamento:

Higiene do Sono

Cirurgia de Nariz e ou Faringe (Septoplastia, Turbinectomia, Adenoamigdalectomia, Palatofaringoplastia)

Cirurgia de Ossos da Face (Avanço Sub-apical de Mento, Avanço Maxilo-mandibular)

Aparelho Intraoral

CPAP nasal (aparelho de pressão positiva de ar)

Radiofrequência de Palato, Cornetos, Base de Língua

Infiltração de Palato (injeção roncoplástica)

 

Fonte: Dr. Rogério Fernandes Nunes da Silva.